segunda-feira, 6 de julho de 2015

UM CENTAVO

Sempre que vou fazer uma fezinha em alguma loteria, pago o meu jogo com moedas de cinco, dez, vinte e cinco centavos; as junto ate dar o valor do jogo e pronto. Fico olhando a expressão da atendente a contar as moedas; como se perguntando se não tenho dinheiro para pagar o meu jogo.
Sabe: há no Brasil uma espécie de preconceito em relação às moedas; as pessoas as rejeitam, como se elas não fosse dinheiro; como se as moedas fossem feitas apenas para esmoleis. E talvez por isso perdemos muitas oportunidades em termos de economia; não sou economista, só tenho apenas o segundo grau; mas não é preciso ser economista para se ver isso. Sempre nos faltou ao longo dos anos alguém que nos incentivasse a tratar melhor nossas moedas, dar a elas sua devida importância.
Posso esta ate enganado, mas pelo que vejo pelos filmes e documentário: que em outros países, a população é mais incentivada a isso, (pelo menos é a impressão que tenho, por exemplo: em relação ao transporte coletivo, vejo em alguns filmes cobrarem centavos de passagem; coisa do cinema mesmo. O que demonstra que há tanto grilo por parte das empresas de ônibus em se recebe alguns centavos em sua caixinha.).
Aqui no Brasil: já percebo certo preconceito em relação a moedas. Quem sabe se nossos governantes criassem algum programa que incentivasse a população a trabalhar mais com sua moda ajudaria... E muito... Principalmente nesse tempo de crise que estamos atravessando; a economia de nosso país.

Pense bem: de grão e grão a galinha enche o bico e o papo; então por que não seguir o exemplo galináceo para ver o resultado. Utilize  sempre em pequenas compras suas moedas; e confira se não lhe for mais econômico no final. Pra encerrar: um bom exemplo disso são algumas lojas que cobram R$ 1,99; o que será que elas fazem com o R$ 0,1 (um centavo)? Que seria o troco, bota fora? Por que afinal não passa de um centavo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário