quarta-feira, 25 de novembro de 2015

BRUXAS NO AR

num período marcado por superstições e todo tipo de perseguição ao que parecer ligado a bruxaria na Espanha do seculo XVIII; eis que surge Francisco Goya pintor renascentista; que através de sua obra retratou a inquisição e a sociedade de sua época.
BRUXAS NO AR é um de seus trabalhos que mais claramente retrata o pensamento dominante. Nele: Goya retrata bruxas se elevando, enquanto sugam o sangue de algum moribundo ou já morto,  enquanto no solo um homem se protege cobrindo a cabeça com um pano branco e faz figa com os dedos para afugentar os maus espíritos.  Enquanto outro atemorizado deitado no chão protege a cara com as mãos para não ver a cena.
Descobri a existência desse quadro num filme que vi de madrugada na TV, o nome do filme infelizmente não me lembro, trata-se de uma historia de ladrões de obra de arte coisa assim. Procurei me informar sobre o quadro na internet e encontrei muito pouco sobre ele. Contudo: mesmo sendo do seculo XVIII; BRUXAS NO AR  nos impressiona por nos transmitir tão bem um retrato de uma época sombria; aonde todos assustados pelas trevas de seus pensamentos: cometiam todo o tipo de perseguição inimaginável.
BRUXAS NO AR nos é um aviso! para que pensamentos assim não se repita nunca mais.  

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Creio que o filme a que se refere - e que, coincidências à parte, acabo de assistir pela TV, madrugada adentro - chama-se 'Trance' (lançado por essas plagas como 'Em Transe'), de 2013, dirigido pelo "oscarizado" Danny Boyle (de 'Trainspotting' e 'Quem Quer Ser um Milionário'). Roteiro razoavelmente bem urdido, híbrido de 'A Origem' e 'Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", tendendo mais para o primeiro, com influência 'noir'. Nada de novo, portanto. Mas, com boa vontade, o 'pastiche' até que funciona, sobretudo para "espectadores virginais" naquelas referências. De qualquer modo, vale uma olhadela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é! EM TRANSE. foi por ele que descobri este quadro e sua historia. o filme realmente não chega a altura de seu diretor; mas, gosto de tudo o que nos faz aprender um pouco de historia; por isso é um filme que vale a pena assistir.

      Excluir
  5. Creio que o filme a que se refere - e que, coincidências à parte, acabo de assistir pela TV, madrugada adentro - chama-se 'Trance' (lançado por essas plagas como 'Em Transe'), de 2013, dirigido pelo "oscarizado" Danny Boyle (de 'Trainspotting' e 'Quem Quer Ser um Milionário'). Roteiro razoavelmente bem urdido, híbrido de 'A Origem' e 'Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", tendendo mais para o primeiro, com influência 'noir'. Nada de novo, portanto. Mas, com boa vontade, o 'pastiche' até que funciona, sobretudo para "espectadores virginais" naquelas referências. De qualquer modo, vale uma olhadela.

    ResponderExcluir
  6. ele passou outra vez de madrugada? veja só como esta difícil ver cinema na TV. prefiro a internet. obrigado por me lembrar o filme.

    ResponderExcluir