terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

NA ESTANTE DO ATEMPORAL

DO MEIO DO MUNDO PROSTITUTO SÓ AMORES GUARDEI AO MEU CHARUTO

Começar esse artigo, dizendo que DO MEIO DO MUNDO PROSTITUTO... É uma aula de literatura, seria chover no molhado. Ou ainda: parecer que só sei elogiar os livros, os artistas, que por este blog sempre passam. Mas, primeiro: só sei falar do que eu gosto. Segundo: é inevitável dizer que DO MEIO DO MUNDO PROSTITUTO... É uma aula de literatura; quando justamente “Gustavo Flavio”, um de seu personagem principais, esta o tempo todo, ou em boa parte do livro ensinando literatura para uma de suas namoradas.
Também gosto de sexo e rock and roll. E DO MEIO DO MUNDO PROSTITUTO tem muito a oferecer nesse sentido. Claro, que mais em termos de sexo do que de rock and roll; mas, de um fôlego instigante. Reunindo dois protagonistas de dois romances diferentes: “Mandrake” de “Mandrake e a bíblia bengala” e “Gustavo Flavio”, de “Bufo& spallazani” DO MEIO DO MUNDO PROSTITUTO... Trás uma trama policial que envolve paixões intensas. E revelações pessoais de seus personagens; que vão formando uma espécie de teia amorosa onde tudo fica sobre suspeita, a cada investigação de Mandrake. O advogado criminal que para inocentar seu cliente, Gustavo Flavio, investiga ele mesmo a vida dos personagens envolvidos direta ou indiretamente na trama de um assassinato de uma das amantes de Gustavo Flavio; que sempre se vê cercado de belas mulheres. Maioria esposa de homens poderosíssimos.
Mandrake: grava em um de seus gravadores todos os depoimentos, algumas gravações são permitidas pelos depoentes; outras não. Dando ao livro um clima intimista e esfumaçaste. Alias; “o titulo do livro é tirado de um poema de “Álvares de Azevedo” O POEMA DO FRADE”. Que tem um trecho declamado por Gustavo Flavio perto do seu final cheio de perguntas e questionamentos nos deixando uma impressão de que ele teria ou ainda terá alguma continuidade...

Quando comecei a ler este livro, me veio à idéia de que cada depoimento, cada situação nele contada são pequenos contos que juntos formam o romance. Já que Rubem Fonseca autor do livro é sempre lembrado como o nosso maior contista da atualidade e também o mais ousado quando se trata de falar da natureza humana e suas paixões. Ate mesmo pelos charutos. Leia DO MUNDO PROSTITU SÓ AMORES GUARDEI AO MEU CHARUTO  lhe garanto uma boa aula luteraria com muito prazer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário