quinta-feira, 1 de novembro de 2018

TRILOGIA DO ABSURDO SÉCULO XXI


TEORIAS CONSPIRATÓRIAS

Certa vez, estava eu conversando com um de meus irmãos mais velhos; quando ele disse:
- Li na internet, que tal político tem parte com o diabo.
- Mas, fulano! Eu disse: fulano é tão religioso! Eu o vejo nas missas por ai na TV; e olhe que nem voto nele.
- “Por isso não, La também diz:” que o diabo também se disfarça de religioso, para entrar nos templos, e acabar com eles! ““.
- Bom, eu disse brincando, sendo assim: qual político não faz parte com o diabo? 
E assim: falemos de um assunto que a um paço que diverte... Às vezes se torna um pesadelo... Quando se trata de gente paranóica; gente que tudo que lê na internet,
Aceita como verdade.
TEORIAS CONSPIRATÓRIAS.
Às vezes ate uma brincadeira, é levada ao pé da letra.
Interessante, são divergências de opinião.
Que sempre acabam concordando entre si:
“O homem nuca foi à lua”. Aquilo foi tudo montagem. No entanto: “A NASA possui, um corpo de um extraterrestre, que ela capturou sei lá onde.
Jim Morrison: ora foi assassinado pelo FBI,
Ora esta vivo, e comprando pão numa padaria
Em frente onde morava em Paris.
Mas, numa coisa todos concordam:
Elvis não morreu! Pois cansado da fama;
Foi virar fazendeiro no Texas.
Aonde tudo isso começou... Interessante... Não foi na internet.  As teorias sobre a vida e morte das celebridades aqui citadas; 
Começaram muito antes de a internet existir.
Eu tinha cinco anos quando o Elvis morreu;
E vi quando esse mito começou.
E de um canto a outro do mundo.
E as outras teorias, sobre o espaço, por exemplo: essas, já nos acompanham desde o começo da corrida espacial.
E o interessante: é que a maioria dos paranóicos atribui “a farsa” como eles dizem; somente aos americanos, e se esquecem que os russos também exploraram a lua. Tanto quanto a NASA. 
E foram os primeiros a se lançar no espaço.


Por tanto, não devemos culpar a internet
Pela existência de tanta paranóia.
Já trazemos essa loucura conosco desde que o mundo é mundo.
Na idade media, por exemplo: muitos atribuirão ao diabo, todo tipo de acontecimento ou fenômeno que não podiam entender; e era uma loucura; bruxas pra lá, vampiros pra cá, suspeitas a rondar a morte de alguém importante; “políticos que se vende pro diabo”.
Ate aqui chegarmos... Paranóicos modernos.
Oque conheço de gente que acredita em tudo 
Oque lê na internet; e como é difícil argumentar sobre o fato divulgado,
Pois, pra ela, se ta impresso pro mundo todo: É porque é verdade.
E não procura checar a informação mais a fundo! Preguiça talvez.
E as teorias não param de aparecer:
Por exemplo: perdemos a copa de 50,
Para ganhar à de 2014. 
Perdemos à de 2014, para ganhar as olimpíadas. E se perdermos as olimpíadas...
Será para ganhar a ultima copa do mundo...
Pois segundo o calendário de uma civilização 
Há tempos já extinta: o mundo se acaba em...

José Correia Paz

DERROCADA MORAL


Para se ter uma idéia de que tipo de pensamento anda passando pela mente popular; ou seja: o povo. Resolvi usar como cobaia as reflexões de meu vizinho. Um sujeito de quase trinta anos; casado e pai de família. Eu basicamente vi esse rapaz crescer, pois sou quase dez anos mais velho que ele. Em plena década de noventa: o mundo e principalmente o Brasil respirava democracia e crescimento econômico. Havia enfim liberdade de expressão para os meios de comunicação. Era uma espécie de desbunde que acredito eu não acontecera de novo; foi uma chance que tivemos e jogamos tudo fora, infelizmente nos deixamos seduzir por pensamentos ideológicos ultrapassados que trouxeram junto consigo seus rivais também ultrapassados: como o que ameaça o mundo no momento lá nos EUA. Um atraso. Um retrocesso que ira nos deixar conseqüência grave em nosso mundo.
Mas, enfim, cresceu esse rapaz no período muito bom para mundo e para o Brasil. Ele freqüentou a escola sem se preocupar com crise econômica, censura ou guerra nuclear. Seu pai era e ainda é fã de Raul Seixas assim como eu também sou. Ele cresceu, portanto ouvindo Raul. Assim como eu também cresci, com alguns anos a mais na frente; uns dez mil anos mais ou menos. Brincadeira, não é isso tudo não, mas, enfim:
Esse rapaz cresceu, constituiu família, e só hoje acredito: ele esta vendo mais ou menos de perto, o que é uma inflação. Digo mais ou menos de perto porque mesmo com toda essa crise econômica e política que passamos: ele ainda consegue dar muitas festas. Que bom que alguém ainda consegue festeja em meio a esse caos. O problema é que as festas dele varam a madrugada; terminando de quatro e quatro e meia da manhã. Uma zoada que você não faz idéia; ninguém dorme direito, e se alguém reclama: é por que ta com inveja, não é feliz como ele, que é um cara da paz e tem deus no coração, porque deus esta do lado dele. E ai de quem tentar dialogar, terá... Veja você... Uma boa parcela da rua contra, mesmo entre aqueles que dormem mal.
Mas, o mais triste e irônico de tudo vem agora: certa noite estava eu sentado no terraço de casa, eram quase onze horas; quando o ouvi do terraço de sua casa debatendo política com um de seus amigos, falava alto, como quem quer se fizer ouvir; na certa achando ele ter algo de novo para dizer, batia nas grades e dizia com toda a convicção que lhe foi ensinada: “Eu mesmo digo a você, o bom mesmo seria a volta da ditadura, pois no Brasil só vai uma ditadura!”.
Eu fiquei indeciso: entre o susto que me trouxe estas palavras; ou se ria da falta de conhecimento dele. Acho ate que me assustei e sorri depois. Fiquei imaginando a cena: esse cidadão dando uma de suas festas às quatro horas da manhã, e então para a radio patrulha, desliga o seu som e leva todo mundo para a vereação. Já pensou? Será que ele sabe que o artista que o pai dele (que aliais deve pensar assim também qual ao filho) mais gosta; foi preso e torturado numa ditadura por acreditar numa sociedade alternativa. E que se não fosse seus esforços e o esforço de muitos outro da classe artística: nós ainda estaríamos brincando de chefinho mandou.
E o mais triste de tudo: é que isso parece ser um pensamento irreversível na mente dele e na mente da maioria das pessoas. É como se precisassem de alguém que os livre de si mesmos; mesmo que quem não tem nada haver com isso pague o preço junto com eles.
Essa é a mentalidade que vem tomando conta das ruas talvez ate do mundo a fora. Como combatê-la?   Como detê-lá? Fico me perguntando... E quanto mais o tempo passa e os resultados não aparecem, mais me desespero!
É graças a essa maneira de pensar: que gente autoritária, populista e corrupta vem chegando ao poder nos últimos tempos. E corremos um risco muito serio de retroceder uns cinqüentas anos. De voltar a idade das trevas. Onde as leis e os direitos simplesmente sabotados.
E onde acabam as leis, começa a tirania. Ou começamos a combater esse pensamento retrógado ou cairemos nas mãos de gente tirana e sem limites.  Que nos divide e sabotam em nome de seus interesses mesquinhos.

José Correia Paz

SALVADOR DA PÁTRIA

A experiência me ensinou que não se deve nunca acreditar em salvadores da pátria. Nada de inteligente, nada de equilibrado pode se esperar desse tipo de gente. Eles nunca entendem o momento em que se encontra em se tratando de realidade. Estão sempre a serviço de algum grupo ou alguma ideologia ultrapassada. Pregam o radicalismo como solução de tudo; e junto com o radicalismo, a intolerância. Querendo destruir a democracia e a liberdade de expressão.
São corruptos. Apelam para todo o tipo de baixeza para se manter no poder. Ate mesmo quebrar o próprio país e dividi-lo com um discurso moralista e hipócrita cheio de demagogia e um falso amor por seu povo. São histriônicos e provincianos. E aqueles que pensam que o mundo se resolve com gestos arrogantes, acabam caindo em seu discurso simplista.
Aqui no Brasil, nos últimos trinta anos, tivemos dois salvadores da pátria. Ambos levaram o país a crises políticas e econômicas, e em dois casos o povo que os elegeu foi quem pagou um preço alto. Diante da incompetência e da inaptidão desses politiqueiros piniqueiros e seu autoritarismo. Pois eles apelam sempre pro autoritarismo; pois é mais fácil para eles cativar o coração de quem não tem informação.
O populista é o tipo de inseto mais desprezível da face da terra. E a experiência me ensinou ao longo dos anos que nada de bom se pode esperar dele. Eles nenhum projeto de infra-estrutura, nenhum projeto para economia do pais, eles na verdade: não estão ligando nem para aqueles que votaram neles. Suas únicas preocupações são: sua vaidade pessoal, sua arrogância e sua ideologia ultrapassada.
Nesse ano de 2018, são anos de eleição aqui no Brasil; é preciso dar um não! A esse tipo arcaico de político que nunca nos serviu e nunca nos servira. Não é possível que depois de passarmos por duas experiências desagradáveis! Vamos cair de novo nas garras de gente assim. Gente amarga e vingativa, que não serve para nada. E que não sabem de nada também. Se continuarmos elegendo gente assim, ficaremos sempre reféns de uma guerra de extremos. Diga não ao salvador da pátria! Diga não ao populista! Viva a democracia e a liberdade de expressão!

José Correia Paz   

Nenhum comentário:

Postar um comentário