O simbolismo foi uma estética contemporânea
das tendências realistas: realismo, naturalismo e parnasianismo. Que procurou
porem, assumir uma atitude mais afastada da rigidez cientifica dos ideais
positivistas da época.
Enquanto os realistas propunham um “inventario”
da realidade, os simbolistas viam no mundo material algo que teria um
correspondente espiritual.
Este sim a verdadeira essência das coisas,
era chamada pelos simbolistas de (platonismo).
Para os simbolistas, buscar o mistério da
realidade consistia em transcender a ela como forma de revelá-la e não apenas
dissecá-la cientificamente.
Não é de se estranhar que, nesse período, os
simbolistas tenham sido tachados de “decadentes”, de “nefelibatas” (os que
andam nas nuvens). E ate de poetas malditos.
O confronto entre os fins utilitaristas da
sociedade burguesa e a postura metafísica dos autores da época evidencia bem as
razões de epítetos tão pejorativos para estes últimos.
Enquanto os parnasianos, por exemplo, vêem a
arte como uma espécie de ornamento desse mundo perfeito, os simbolistas
concebem o mundo sob forma de conflito.
Eles tem a consciência da degradação da vida e pretendem não compartilhar dos dispositivos
pragmáticos e racionais que regem a sociedade.
Desprezam, por tanto, o mito da precisão
descritiva e vivenciam a crença de que a
palavra poética deve antes sugerir do que denominar, (Nomear um objeto é
suprimir três quartas partes do seu poder de função; adivinhá-lo pouco a pouco,
eis o sonho. – Mallarmé.).
É o domínio do símbolo, ou seja, conjunto
aberto de significados contidos numa expressão.
Por exemplo, a palavra “branco” não importa
como tal, significando “cor”, mas enquanto, capaz de sugerir sentidos de
pureza, paz, harmonia, etc.
Inútil, por tanto, buscar um sentido preciso
e único no poema simbolista.
Nesse afã de encontrar a essência das coisas,
os simbolistas conferiram à poesia o status ocupado pela filosofia e pela
religião, ao mesmo tempo em que a colocam como inquirição e revelação do
universo.
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