quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

CINEMA ATEMPORAL


GABRIELA



Todas as vezes que asisto a GABRIELA: fico agardando pela cena cena final; em que ela fica observando por cima do muro o seu Nacib, esperando que ele a convide a o pular, e ir para seus braços. como dizer não à um olhar tão sedutor.
Filmado e lançado em 1983; GABRIELA: conta a historia da seca no nordeste da BAHIA em 2925; GABRIELA (SÔNIA BRAGA) uma  retirante da seca, chega a ILHÉUS, buscando refugio  e sobrevivênciaCom  sua beleza e sensualidade, ela conquista a todos, especialmente Nacib,(MARCELLO MASTROIANNI),  o proprietário do bar mais popular da cidade. Gabriela vai trabalhar para Nacib e os dois iniciam um relacionamento que fica tão intenso que eles acabam por se casar. Porém, tudo muda quando Gabriela o trai com o maior conquistador da cidade.
Paralelamente, um "coronel" vai ser julgado por ter matado sua mulher com o amante. Os outros "coronéis" acham que ele tem de ser inocentado, pois houve um forte motivo para o crime, mas os tempos mudaram e determinados conceitos do passado acabam por cair.
Sem falar da disputa politica que JORGE AMADO autor do romance que deu origem ao filme; dirigido por BRUNO BARRETO. que conta com a participação de grandes nomes de nossa tele dramaturgia, como: PAULO GOULART; FLÁVIO GALVÃO;  NELSON XAVIER;  MIRIAM PIRES;  CLÁUDIA JIMENEZ; NUNO LEAL MAIA; TÂNIA BOSCOLI; e NICOLE PUZZI.  Sendo assim, não é atoa que GABRIELA tenha entrado para a historia de nosso cinema.
Um filme para quem gosta de poesia, erotismo, e um pouco de critica social. GABRIELA  retrata um capitulo de nossa historia: que hoje se faz mais vivo que da época de quando seu romance fora escrito. vale a pena conferir! assista GABRIELA! E bom filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário