Inspirado num quadro do Ticiano, que
representava duas musas banhando-se perto de dois homens de casaca; Manet pôs
três dos quatro personagens sentados na grama. E estes três personagens são
dois homens vestidos e uma mulher nua. A mulher olhando como que para o
espectador, convidando ele a lhe olhar enquanto ela se exibe; revelando o
voyeurismo que ele, o espectador, deseja incobrir.
O quadro AMOÇO NA RELVA exposto em 1863; é o
segundo de uma serie mais conhecida de Eduard Manet. Considerado por muitos o
inventor da modernidade picturial. Participante do salon dês refuses. As outra
obras são: O BEBEDOR DE ABSINTO – 1859; OLYMPIA 1865; uma coisa em comum entre
essas obras: foi a recusa que sofreram na época por causa de sua ousadia. –
verdadeiros artistas causam essas coisas sabe?-.
Das três telas polemicas para época: ALMOÇO
NA RELVA foi a que mais sofreu com a critica; tornando ela alvo de zombaria e
injuria; qualificando-a: de obscena e indecente. Chegando a ser retirada da exposição.
Mas arte quando verdadeira ela supera
todos os obstáculos; e a liberdade de expressão sempre superara a ignorância. Tanto
que, passados 152 anos; ALMOÇO NA RELVA continua quebrando tabus e desafiando
preconceitos.
Eduard Manet seu criador; nunca se tomou por
mestre. Mas reuniu em torno de si, pintores independentes e diversos uns dos
outros, que veriam a formar em seguida: O MOVIMENTO IMPRESSIONISTA. Movimento este,
que se tornaria mais reconhecido em meados de 1870; Manet, apesar do reconhecimento
entre a classe artística, continuou sempre a margem dos circuitos oficiais. E segundo
alguns historiadores: OLYMPIA uma de suas rejeitadas obras, só foi aceita no
museu de Luxemburgo, por intervenção de Monet; que defendeu a obra de Manet após
sua morte. Coisas que só a arte através dos tempos pode nos ensinar.
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