quarta-feira, 25 de junho de 2014

CINEMA ATEMPORAL

TEMPOS MODERNOS





Lançado em fevereiro de 1936, Tempos Modernos, encantou e segue encantando gerações.
Eu posso dizer: que tive contato com este filme em diferentes momentos de minha historia.
A primeira: quando bem criança; e me diverti
 apenas com as pantomimas de seu personagem principal, claro, sem entender nada da historia.
Em seguida: algumas vezes na adolescência e juventude;
quando eu não passava de um rebelde radical metido;
e entendia apenas do filme, uma mensagem politica.
Arroubos da juventude.
Recentemente: tive nova oportunidade de ver novamente o filme enquanto cursava um curso de almoxarifado.
E pude observar do filme: muito mais que pantomimas
e mensagens politicas; alias: no filme há uma mensagem  politica, há humor, e humor  é uma das maneiras de fazer politica. Digo ate de uma maneira mais honesta.

A historia se passa no inicio do seculo XX;
satiriza os meios de produção da época.
O crescimento da industria,
e chama  a atenção para os desafios e problemas
que a sociedade,  ate então, dita moderna  na época,
tem de enfrentar.
O seu personagem principal: tem dificuldade de se adaptar à esta nova sociedade; cada vez mais  mecanizada e veloz; colocando de lado , na maioria das vezes sem perceber,  seus sentimentos.
Hoje, podemos dizer, não é muito diferente.
A velocidade, a automatização, cada vez mais fazendo parte da de nossas vidas. E lhe dar com essas transformações e com esses avanços... continua sendo um desafio para muita gente. Eu mesmo que o diga. Eu,
Que sempre fui uma especie de Dom quixote nesta vida;
pois é isso, vejam só vocês, que acabei de descobrir enquanto lhe escrevia este texto; o personagem do filme representa um Dom Quixote moderno. 
Eis o motivo de seu atemporal encanto. Eis o que o mantem atual ate nos dias de hoje.
Pois, por mais que a sociedade se modernize: não vão faltar nesta vida Dom Quixotes.

Pesquisando ainda sobre o filme na internet:
descobri que ele foi lançado num dia 5 de fevereiro.
Data de meu aniversario por sinal.
Mas um motivo então, para eu homenagear este grande filme. Fica aqui mais uma dica de cinema do atemporal:
para você que já viu; para você que ainda não viu;
assista tempos modernos.

José Correia Paz













Nenhum comentário:

Postar um comentário