sexta-feira, 17 de abril de 2015

2001 UMA ODISSEIA NO ESPAÇO


É incrível! Mas filme de ficção cientifica sempre me assustaram mais que os de terror.
A dimensão do espaço sempre causou em mim,
Uma profunda sensação de solidão;
E a solidão nos aterroriza mais que tudo.
Pensando no meio de romper com a solidão:
O homem buscou meios de comunicação;
E construiu maquinas que podem lhe levar a qualquer parte do mundo; sem precisar sair de sua casa.
E essa busca por um meio de comunicação tão eficiente
Não começou de hoje;
Vem desde os primórdios da vida na terra;
Ata chegar os dias de então.
É o homem buscando superar seus limites.

Em “2001 UMA ODISSEIA NO ESPAÇO”
Stanley kubrick  conta um pouco dessa aventura do homem
Em busca de si mesmo.
Começando pelos tempos primitivos;
Saltando direto para o futuro;
Ou o que se imaginava a respeito de futuro na época.
Baseado em um conto de “Arthur c. Clarck: “A SENTINELA”
O filme conta a historia de uma tripulação
De uma nave espacial que, estando em missão,
Se dominada por um robô “Wal 9000”;
Que passa a ter raciocino próprio
E sabotar a missão.

A primeira vez que vi “2001” foi, como posso descrever:
Um misto de encanto e desilusão.
Gostava muito, e ainda gosto, do momento que conta sobre a aurora do homem na terra;
Enquanto a parte em que ele se vê no espaço ate hoje me atemoriza.
Lembro-me quando criança e assistia as suas primeiras exibições na TV, comentava comigo mesmo desolado: “Ah! Então assim será o futuro?”. E contemplava o filme ate o final.
Bom! O ano de 2001 já passou...

Estamos em 2015; estamos no futuro.
As maquinas, as maquinas talvez já nos domine;
Mas nada tão assustador quanto ao robô do filme.
E mesmo que o futuro não seja aquele do filme...
“20001” ainda nos fascina e nos instiga...
E por isso vale a pena ser sempre visitado.
Por isso é nossa dica de cinema de hoje.
Por mais medo que o espaço me ofereça.
Bom filme a todos!

























Nenhum comentário:

Postar um comentário