quarta-feira, 15 de agosto de 2018

IDEOLOGIAS. MAS, PRA QUÊ?


Quando jovem me envolvi com política. E ate hoje pago o preço de ter me envolvido com essa arte da traição. Por isso, hoje: fujo de tudo que no meu ver possui patrulha ideológica. Grupos que não permitem que pense alem do universo que eles defendem: to fora.
Sabe: nos últimos tempos o mundo vem se tornado um bom ambiente para o radicalismo; é impressionante! É radicalismo para todos os estilos e idéias; em cada esquina, principalmente nas periferias, não falta um pequeno ditador. Querendo ditar suas regras e que todos as engula goela abaixo. Isso nada mais é que um reflexo de nossos tempos atuais. Um retrocesso.
Sem percebermos fomos divididos. E a cada dia mais vão aos poucos, nos dividindo: as torcidas organizadas; os partidos políticos; as religiões. Criou-se e alimenta-se cada vez mais a idéia de que o inferno são os outros... E atirados numa competição sega e sem fim somos... Insuflados pela alucinação do mercado e da paranóia e do estresse que a maioria dos fanáticos causa a nossas vidas.
Sinceramente: estou de saco cheio! E o que mais me entristece é ver que essa realidade já virou um vício; que se instalou em nossa atmosfera: e nos torna indiferentes e intolerantes para com o próximo.  Não sou do tipo pessimista. Mas, quando vou simplesmente comprar pão; e escuto alguém ao meu lado fazendo algum discurso a favor de um grupo x, querendo acabar com o grupo y; sabe: fico com a sensação de que a gente perdeu a capacidade de se entender. E quando penso que um dia já me envolvi com política... Comparando com os tempos de agora... E mesmo com o alto preço que pago por isso... Fico com a sensação de que pulei uma fogueira.
Cuidados amigos com o radicalismo! Principalmente os que vêm acompanhados de um “admirável mundo novo” são sempre por trás deles que se escondem as idéias mais autoritárias e seus respectivos donos.
Torso: para que as pessoas um dia voltem a perceber que a simplicidade, e o respeito peles diferenças e ate a própria vida no seu sentido mais completo está acima de tudo isso! E que viver a vida sem nada que nos entrave por causa de sua ideologia: é o que importa.

José Correia Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário