sexta-feira, 24 de outubro de 2014

ESCREVER

ESCREVER

Tenho uma letra horrível!
difícil de ler, graças a meu problema de coordenação motora.
Quando criança; me recomendaram na escola
cadernos de caligrafia; eu nunca gostei, nunca consegui me dar com eles.
Ate que vendo minha resistência à estes cadernos;
uma professora me recomendou: - Faça copias dos livros. Eu só copiava os textos que gostava.
Eram poucos. Poemas de Vinicius de morais,
Cronicas de Drummond, maioria: textos que me atraiam pelo senso de humor ou algum pensamento que se aproximava de minha realidade...

Quando acabaram os textos dos livros;
Parti para copiar as letras de musicas das revistas de violão, de meu irmão mais velho;
quando adolescente eu queria ser roqueiro sabe.
Meu irmão me dera as revistas de violão dele quando casou. Por isso Mozart nunca casou eu acho.

Como ja não tinha mais oque copiar;
passei a inventar oque escrever.
De inicio tudo que me vinha à mente me empolgava; achava polemico e coisa e tal...
Ah! entusiasmo... entusiasmo...
Algumas coisas desse entusiasmo, ainda preservei
e publiquei aqui no blog.
Com vinte anos, tive contato com um pessoal
que  realizava trabalhos com jornais estudantis e comunitários; onde pude desenvolver uma ideia mais critica das coisas e ter contato com livros de grandes autores.
E passei a pensar, me tornar um grande escritor também.
Achava, ou melhor, tinha a ilusão de que um escritor, não tinha outra vida senão a de seus livros.
Demorei a perceber que um escritor é na verdade:
nada mais, nada menos, que um super herói.
Isso mesmo, São cavaleiros das trevas;  homens aracnídeos;  enfrentando e descobrindo o mundo em suas aventuras e desventuras surreais.
E por isso precisa de uma identidade secreta.
Uma profissão; para que ele possa caminhar entre as pessoas comuns; e lhes fazer justiça; combatendo os seus vilões com sua super visão panorâmica.

Sei que estou muito longe dos autores que admiro. Mas, no entanto, escrever me da prazer.
É por onde consigo enfrentar meu cotidiano;
descobri dentro de mim possibilidades de combater meus próprios vilões:
Minha timidez ; minha solidão; subverter os entraves   que o destino me em ponhe;
tendo apenas um super poder: minhas letras tortas.


José Correia Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário