quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

COMO PINTAR UM GRITO

minha tia neném mor por alguns anos na Alemanha;  35 anos precisamente. de 1962 a 1997; Ela, assim como eu, gostava muito de arte e literatura. Certa vez estando nós a conversar a respeito de obras de arte; Eu lhe disse que um dos meus quadros prediletos era "O GRITO"; Imediatamente ela espantou-se: - "O grito!". Disse ela, e ainda cumprimentou: - "Eu nunca vi; deve ser difícil né, pintar um grito?".

Fiquei pensando comigo: "Não é possível... Um quadro tão famoso; conhecido no mundo inteiro..." Havia eu esquecido que talvez , na Alemanha: O quadro tivesse outro nome. E tem:o seu nome original é: "SKRIK".

Um dos maiores símbolos do movimento "EXPRESSIONISTA"; Fora pintado pelo Norueguês "Eduard Much" por volta de 1893; Na verdade existem quatro pinturas

com a mesma figura  em cima de uma ponte, Sob um céu Vermelho, E um mar revolto ao seu redor.

Essas quatros versões se encontram hoje no "MUSEU MUNCH" em Oslo; Noruega.

Apesar de ter sido pintado já no final do seculo IXX; E retratar um pouco da vida de seu pintor; Nada fácil por sinal;

O GRITO: teve seu grande destaque no inicio do seculo XX.

Quando o Movimento Expressionista começou a se destacar.

Um movimento: artístico, Cultural, de vanguarda;

Uma especie de reação contra o positivismo impressionista e naturalista; Propondo uma arte pessoal e intuitiva.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário