sexta-feira, 15 de maio de 2015

TIA NINA

Seu pudesse  voltar no tempo e avisar a mim mesmo...
eu diria àquele garoto de nove ou dez anos:
- Sabe aquela tua tia Nina? anota tudo que ela te contar.
A cada historia maluca ou sem jeito que achares;
elas, são frutos de uma imaginação ingênua que no seculo XXI vai ser desprezado; diante do excesso ninguém mais tem tempo para contar historias as suas crianças; 
que ficam jogadas a ociosidade e ao vazio das tardes e ao mundo competitivo dos videos games.

Anote a cada aventura absurda em engraçada;
de historias de cobras voadoras, da mulher calorenta que só podia andar molhada, das revoluções, das cavalarias, 
historias sobre o cangaço, e suas figuras emblemáticas;
lendas sobre assombrações e fantasmas, zumbis e lobisomens então estas não esqueças de anotar... são as minhas prediletas;
é pena que a gente só descobre que possui uma fonte importante para nossa alma: depois de passado tanto tempo.

Deve ser por isso que muitas das culturas indígenas procura muito preservar a sua população idosa; elas tem muito a lhes contar diante de tudo o que já viveram.
E suas historias: misticas ou não, lendárias ou cheias de imaginação tem muito a nos ensinar em seu conteúdo;
a preservar a nossa calma e vencer nossos obstáculos com um poco de imaginação.
Se eu pudesse voltar no tempo: eu pegaria um caderno iria ate tia Nina escreveria suas historias; quem sabe elas me dariam hoje um bom livro.
Aonde eu pudesse então estimular a imaginação de quem estivesse me lendo agora.
Se você conhece alguém que gosta de contar historias...

faça a experiencia: grave, anote, e você vera no futuro o quanto  as historias daquela pessoa, independente da idade, foi e ainda é importante para você.


José Correia Paz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário