quarta-feira, 3 de junho de 2015

POR QUE DAMOS TCHAU PARA OS BEBÊS?

Vinha eu voltando de minha caminhada, pelo calçadão da praia, quando: notando que ainda era cedo;  e usando meu cansaço como desculpa resolvi me sentar em um batente entre a areia da praia e o calçadão. Ali fiquei admirando os outros transeuntes que também se exercitavam; gente e mais gente... Indo em direção a Boa viagem vindo de Boa viagem. Ate que passou por mim uma moça bonita! Muito bonita! Empurrando um carrinho de bebê; dentro dele lá estava o passageiro; inquieto; admirando tudo a sua volta; fixou seus olhos em mim; e eu lhe sorri. A mãe, vendo o interesse da criança por minha pessoa, disse: - da tchau pro moço! - A criança nada fez.
Mas, que fiz eu: de tchau pro bebê. Mãe e filho seguiram seu caminho; e enquanto os perdia de vista comecei a pensar: por quê? Por que damos tchau para os bebês? Quando crianças, ainda no berço parece ser a primeira coisa que aprendemos; a acenar para vida.
E como são engraçados, os adultos, mesmo com todos os problemas que lhes secam... Acenar para nós... Como se nada os incomodassem; como se o mundo não fosse esse jardim cheio de espinhos.
Quando criança, confesso: não gostava de acenos. Céus! Eu era muito chato! Certa vez: estávamos minha mãe e eu, e mais uma amiga da família no centro do recife; minha mãe precisou ir à um banco; e deixou a mulher tomando conta de mim no lado de fora; A dona olhava para mim: e fava e gesticulava feito criança;  eu tinha, se não me falhe a memória... Entre sete e oito anos; sorria um riso tímido, meio de lado; e pensava: - “ou essa mulher é louca! Ou ta pensando que sou um bebê!”. Mas, por quê? Por que damos tchau para o bebê?
Talvez por criança: rimar sempre com esperança; e o alento que nos trás suas bochechas risonhas nos alivia do peso do mundo. E para melhor nos entender com a vida acenamos para o seu futuro. Vinha eu voltando para casa hoje. Pensando nesse assunto; quando deparei-me com uma vizinha e seu filhinho recém nascido; imediatamente apareceram umas senhoras a lhes acenar: - “Ei! Ei! Tchau! Tchau! Mas, por quê? Por que damos tchau para o bebê?

José Correia Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário