quinta-feira, 8 de outubro de 2015

NA ESTANTE DO ATEMPORAL

NOITE NA TAVERNA

Numa época cercada de idealismos; influenciado por George Cordon – o LORD BYRON e Alfred Musset surgem Álvares de Azevedo. Poeta e contista nascido em São Paulo; em 12 de setembro de 1831; para se tornar um dos maiores expoentes da segunda geração do romantismo no final do século IXX; em apenas 20 anos de vida deixou uma obra intensa! Tanto na poesia quanto nos contos Álvares de Azevedo surpreende pela intensidade de suas historias cheias de amores proibidos e aventuras que passam tanto pelo erotismo quanto pelo gótico; sem deixar com que o leitor perca sua motivação pela historia. Ao contrario: não há como você não deixar se prender aos personagens e sentir parte da historia.
NOITE NA TAVERNA narra a historia de cinco homens que numa noite de bebedeira e orgias, começam a contar cada um: um pouco de sua historia. Surgindo assim cinco historias cinco contos contados na mesma taverna. Historias rechiadas de amores proibidos, incesto, canibalismo. Surpreendendo o leitor a cada conto e fazendo com que ele se imagine na situação do personagem, isso de uma maneira bem subjetiva... um mergulho na alma humana e os extremos conflitos que ela é submetida, como no caso dos personagens  de NOITE NA TAVERNA.
Álvares de Azevedo era estudante de direito e teve uma vida receada de mistérios e lendas que ate hoje alimentam o mito que se tornara devido a sua carreira precoce; e que deixa uma incógnita quanto como seria sua carreira literária se não nos tivesse nos deixado assim tão cedo. Enfim! Coisas da vida. Mas, ficou uma grande obra literária; que vale a pena ser visitada; entre essa obra, encontra-se: NOITE NA TAVERNA e é nossa dica de leitura de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário