segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O FANTASMA UM HERÓI DE 400 ANOS

Eu me perdia na selva; mais não tinha medo. Pois sabia que O FANTASMA estava lá para me defender. Calma! O Fantasma é um personagem de banda desenhada criado por Lee Falk (também o criador de MANDRAKE,O MAGICO), contando as aventuras de um combatente do crime, mascarado e usando uma roupa característica. O personagem atua em um fictício país africano chamado Bangalla. A série começou a ser publicada em jornais diariamente em 17 de fevereiro de1936, e aos domingos, como edição colorida, em maio de 1939, continuando até 2006. Falk encarregou o desenhista Phil Davis do desenho de suas histórias.
O Fantasma foi o primeiro super-herói a usar um uniforme, característica desse tipo de publicação. Com o tempo, passou a ser publicada em revistas aos quadradinhos, como republicação das tiras dos jornais, e depois com histórias completas originais.
Nos Estados Unidos, o Fantasma foi publicado por uma grande variedade de editoras ao longo dos anos. Através da década de 1940, as tiras foram reimpressas na revista Ace Comics publicada pela David McKay Publicações. Na década de 1950, foi publicado pela Harvey Comics.
 A DC Comics publicou uma revista do personagem de 1988-1990. A primeira mini-série (de Maio-Agosto 1988) foi escrita por Peter David e desenhada por Joe Orlando e Dennis Janke. A série seguinte foi escrita por Mark Verheiden e desenhada por Luke McDonnell, e teve 13 edições (Março de 1989 - Março de 1990).
Na DC, o Fantasma combatia temas atuais: racismo, a fomedrogasdumping, e a pirataria moderna. De acordo com Verheiden, a série terminou por causa de problemas com o licenciamento e baixa vendagem. As últimas páginas da edição 13 mostra o Fantasma casando-se com Diana Palmer. Em 1987, a Marvel Comics fez uma mini-série de quatro edições com base na série animada Defensores da Terra, escrita por Stan Lee.
Houve também a mini-série em três edições de "The Phantom: The Ghost Who Walks" (Fevereiro-Abril 1995). Escrita e desenhada por Dave DeVries e Glenn Lumsden, a série mostra o 22º Fantasma a usar um traje high-tech. No Brasil, essa minisérie foi lançada pela Editora Saber.

No Brasil, o personagem foi publicado pelo primeira vez em 12 de março de 1936 nos encartes semanais de um jornal carioca. Eu: só vim ter contato com esse personagem misterioso de 400 anos; na década de 80. Lia suas historias no teraço  da casa de minha avó, me inspirava muito sua astucia para solucionar os crimes que ele se determinava combater. Um personagem que marcou minha infância e adolescência com suas aventuras cheias de ensinamentos éticos e sobre a natureza da selva. E como sobreviver tanto na selva quanto na sociedade em que vivemos: mantendo nossa ética sempre em primeiro lugar. Ou seja: aprendendo com o próximo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário