sábado, 30 de julho de 2016

NA ESTANTE DO ATEMPORAL

CONTOS FLUMINENSES

Publicado em 1870; CONTOS FLIMINENSES é o primeiro livro de contos de machado de Assis. O livro: contem sete historias; todas ainda do período romântico do autor. Mas, no entanto: não se deixa de encontrar o senso de humor critico que se pode ver ao longo de toda obra de Machado de Assis.
CONTOS FLUMINENSES: apresenta um Rio de janeiro no período colonial.  Um de seus traços importantes são as observações irônicas sobre os personagens de cada historia. E a conversa que o autor trava com o leitor, dando assim, um tom de complexidade em cada passagem do livro.
Em contos, por exemplo, como: “LINHA RETA E LINHA CURVA”, por sinal: o meu preferido. O leitor pode se divertir com o jogo e as trocas de farpas trocadas com muito senso de humor entre os personagens. Prendendo o leitor numa trama cheia de mistérios e romantismo.
Em cada historia de CONTOS FLUMINESES: há sempre um personagem fugindo de algum passado, de alguma desilusão amorosa. A misoginia é um tema muito abordado em alguns contos como em “A MULHER DE PRETO” e “FREI SIMÃO”, este ultimo alias: fecha o livro.
CONTOS FLUMINENSES é um livro que nos conquista não só pela sua simplicidade, que coloca o leitor dentro de cada historia; mas também pelo seu lado satírico; colocando-nos entre o drama e o humor.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário