domingo, 27 de outubro de 2019

MEMÓRIA ATEMPORAL


A VOLTA DAS TREVAS

Voltamos à idade media, ou será a humanidade é que não evoluiu em nada?
Tenho 42 anos; e entre o final dos anos 70 e os primeiros anos da década de 80:
vi o mundo passar por mudanças significantes em sua historia.
Não que hoje, não tenha importância o nosso momento atual!
Afinal: aprendemos com nossa historia; para que possamos nos desenvolver;
Pois segundo sei: esse é ou é pra ser nosso destino.
A diferença, esta em nossa atitude. Pois me lembro de quando criança e adolescente;
Assistir a aberturas políticas; o fim dos regimes autoritários; queda de muros que impediam
O mundo não só de respirar como também de se descobrir
Por causa de suas barreiras ideológicas.
Que bem fez ao mundo essas aberturas e mudanças! Enfim pudemos buscar melhorias
No campo de nossas relações sociais. E a economia em países emergentes como o Brasil, por exemplo:
Conseguiu grandes melhoras. Como isso tudo me entusiasmava; pois criava dentro de mim grandes expectativas em relação ao meu futuro e o futuro das pessoas ao meu redor.
Ilusão, ilusão, tudo ilusão.  Hoje vejo aquele garoto de meu passado a me dizer: - mentiram para o senhor.
Infelizmente, percebo que alguns não acompanharam tais transformações.
Uns talvez por houver chegado agora; outros mais velhos por não ter intendido, ou não aceitar
Que o nosso destino seja avançar para frente. Em busca de nossa melhora.
Vejam: não peço o fim do combate, não, sei que o com frito é inerente a tudo isso;
E que precisamos dele como uma espécie de combustível em nossa jornada.
Falo da falta de sensatez e direcionamento. Que vem tomando conta de nossas almas
Talvez nos últimos 20 anos. Nunca pensei que o mundo fosse ficar tão insuportável;
Que eu fosse ver pessoas sendo linchadas e mortas como bruxas, ou por causa de algo que
Deveria ser um lazer: o futebol. Nunca pensei que ainda existia dentro de nós tanto fanatismo; tanto maniqueísmo;
Tanta intolerância; e que o cinismo e a indolência fossem nos tornar seus súditos.
E o que me deixa mais triste: é perceber que este tem se tornado, um caminho sem volta para nós.
Não sabemos nem mais protestar. Não é verdade.
Pois vejo nas manifestações de hoje em dia: Uma certa mistura de saudosismo com alucinação.
Mistura perigosa por sinal. Digo isso por experiência própria.
Alucinados por querer viver um momento parecido com
O de 50 anos atrás; juntam-se aos saudosistas que parecem pedir pela volta desse tempo.  E da no que da: um absurdo!
O que pensam essas pessoas? Reviver aquelas imagens em preto e branco dos confrontos dos militantes contra a repressão
Ao som das musicas de Geraldo Vandré, Caetano e Raul seixas?
Não caro leitor! Já passou... E que não se repita mais.
E hoje, caso não saibam ou não percebam: esse nosso tempo
É bem diferente culturalmente.
E aproveitemos hoje esses grandes artistas e suas canções:
Atuais sobre esse nosso tempo; ou mesmo as antigas feitas na tempestade. Elas ainda têm muito a nos dizer e nos contar
E ensinar sobre nossa historia neste planeta.
E de, pois: já temos a ditadura do politicamente correto para nos acorrentar por hoje. Não é verdade.
Sei que o mundo já passou por momentos obscuros em sua historia... E não seria diferente agora, nem será diferente no futuro. O que me incomoda é essa postura convencida e austera de quem acha que vai salvar o mundo.
Enquanto não procura saber da historia de seus erros;
Para que possamos com fritar com um pouco mais de inteligência e coerência.


JOSÉ CORREIA PAZ


Nenhum comentário:

Postar um comentário