terça-feira, 11 de novembro de 2014

CACHORRO DE MENDIGO



Recebi recentemente, pelo Facebook esta foto.
E me lembrei de um fato  que me ocorreu...
enquanto passeava pelo Recife Antigo.
Vinha eu pelo Espaço Alfandega, em uma manhã de domingo, quando percebi um mendigo dormindo na calçada; ao seu lado; seu cão;
um cachorro preto, peludo, um bonito vira-lata;
passei por ele, o admirando.
admirando  sua lealdade; para com o seu dono sem teto. E quando já ia um pouco distante,
filosofando fiado com migo mesmo: 
- " o melhor amigo do homem "; ia dizendo.
Quando senti o cão do mendigo me atacar...
Não chegou a me morder. 
Embora senti seus dentes bem próximos de minha calça jeans; foi um tremendo susto.
Gritei com ele ate o afastar; e fui andando
ouvindo seus latidos e rosnados écuando pela rua.
O seu dono, nem acordou.

Se fiquei com raiva do vira-latas? Não.
Já tive cachorro. Um pequinês;
chamava-se Elvis;
e tenho certeza que ele faria o mesmo.
Defenderia o sono de seu dono.
A unica coisa que fiz, que não sei se foi certo,
foi passar álcool gel no local aonde senti 
os dentes do cão.
E passei o dia, me policiando,
procurando algum citoma qualquer;
medo de virar " lobisomem " eu acho.

Mas, ao ver a foto, me lembrei desse fato;
e fui pesquisar na internet a respeito
cachorros de rua.
Descobri, que existe no Recife, mais de 1oo mil
de cães e gatos abandonados.
30 milhões de animais abandonados.
E que a maioria desses abandonos acontece
porque: algumas famílias, ao viajar, deixam 
os seus animais de estimação sozinhos em casa.

E ao se verem abandonados; grande maioria foge... 

ficando assim: expostos aos mau tratos e perigos das ruas.



Apesar do esforço das entidades que devotam seu trabalho na conscientização popular a respeito de  cuidados com animais; os resultados apresentados tem sido muito pouco.
É preciso que as pessoas entendam que o animal também possui sentimentos; e que é uma vida a ser tratada com respeito. Ou sera preciso que ele venha lhe morder  para ele perceber isso?

Cuide bem de seu animal de estimação!  seja ele: pássaro, tartaruga, gato, ou cachorro, para que de pois ele não venha morder a perna de um pobre transeunte pobre. 

José Correia Paz   

Nenhum comentário:

Postar um comentário