segunda-feira, 16 de novembro de 2015

NA ESTANTE DO ATEMPORAL

O BANQUETE

Difícil dizer se Platão se baseou em algum fato real, ou se trata apenas de uma ficção elaborada por ele. Escrito por volta de 380 a.c, O BANQUETE que em grego antigo significa  SIMPÓSIO. É um dialogo platônico constituído de uma seria de discursos à respeito da natureza e suas influencia com eros o Deus grego do amor.
Desgastados pelo excesso de de bebida da festa da noite anterior, os convidados aceitam a proposta de passarem um dia apenas fazendo alguma coisa diferente; ou discutido sobre assuntos variados; tudo! menos beber.  Então surge a proposta de discutir sobre eros e sua inflem cia no amor e no desejo. A filosofia do amor e seus nuances são debatidos e analisados com muita flexão  e bom humor. 
Neste livro Platão retira de eros, a condição de deus do amor, e o coloca apenas com um intermediário entre mortais e Deuses. Ou seja o que os romanos antigos chamavam    de cupido. E como o mundo hoje esta precisando muito de amor! fica aqui nossa dica de leitura de hoje  leia o banquete.   
"ALL YOU NEED IS LOVE!".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário