segunda-feira, 23 de novembro de 2015

NA GALERIA DO ATEMPORAL

CHARLES BAUDELAIRE

Gosto muito de poesia. E a maioria de meus heróis são poetas. O de hoje por exemplo: é francês. CHARLES BAUDELAIRE nasceu  em Paris; em 9 de abril de 1821. Um boêmio, um Dandy, assim ficou conhecido tanto no mundo literário  como na vida particular.
Grande critico de arte escrevia sobre teatro e pintura. Publicou em 1857; o livro que é leitura obrigatória para quem é amante da poesia: "AS FLORES DO MAL". Livro que mexeu com a sociedade conservadora da época. Foi censurado e acusado de ultraje a moral publica. Sendo seus exemplares removidos. E só voltaram a circular depois que seu autor pagou uma muta por isso. Sendo o livro relançado: com seis poemas à mais que os cem já existentes.
Apesar disso: tentou BAUDELAIRE entrar para à academia francesa de letras; o que causou divergências; pois uns dizem que o motivo de seu ingresso na academia era para assim si reconciliar com sua mão, com quem teve um convívio muito difícil.   Outros para se reconciliar com seu publico; que às vezes, tinha opiniões muito severa em relação a sua obra. De formação Católica fervorosa! é muito comum encontrar em seus poemas citações bíblicas;  e como também era apaixonado por mitologia grega, misturava as passagens bíblicas  as mitologias gregas. Polemicas à parte ate hoje é considerado BAUDELAIRE  um dos maiores expoentes da poesia parnasiana; e graças ao seu grande talento superou à toda a intolerância que tentava magoar sua vida. Por isso viva BAUDELAIRE! viva a FRANÇA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário