quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

OUÇA O DISCO

THE DOORS


Que tal começar o ano abrindo as portar da percepção?  Ou melhor: ouvindo as portas da percepção? Lançado em 1967; THE DOORS disco de estréia de banda do mesmo nome. Esta na lista dos melhores discos de estréia da historia da musica. Aliás, pode se dizer: 67 foi um ano muito próspero para a musica.  Por exemplo: em 67 teve também a estréia de Jimi Hendrix, o famoso disco dos BEATLES, no Brasil o primeiro disco dos MUTANTES. Isso só pra citar.
E o THE DOORS estréia; com um disco que trás em suas faixas seis sucessos.  Que ate hoje marca presença e se fazem cada vez mais atuais. A começar pelo fim: “THE END” faixa que encerra o disco trás em sua letra um protesto contra a guerra do Vietnã. E impressionou todo mundo na época com sua historia cheia de referencias a mitologia grega. 
Reza a lenda: que antes de morrer “JIM MORRISON” poeta e vocalista da banda; tenha escutado todos os discos do THE DOORS;  ou seja, do ultimo, “L.A WOMAN”. Ate o primeiro THE DOORS. Sendo assim a ultima musica que ele ouviu foi “THE END”. Ou terá sido “LIGHT MY FIRE” grande clássico da banda e que a projetou para o cenário musical dos anos 60. O disco trás ainda duas versões: uma para a musica de “WILLIE DIXON” , “BACK DOOR MAN” e “ALABAMA SONG (WHISKI BAR)”, musica tirada da peça “HAUSPOTLIE”; de 1927; escrita por “BERTOLT BRECHT”.
Não é à toa que THE DOORS se encontra hoje na lista dos 200 álbuns definitivos no “rock and roll   hall off ame”. O disco ainda conta com mais dois clássicos: “THE CLYSTAL SHIP” que foi lançada como o lado B do compacto de estréia da banda ao lado de “LIGHT MY FIRE”. “HE CRYSTAL SHÍP” é considerada uma canção de despedida para um antigo amor de Jim Morrison; e  possui um som misterioso e sombrio; que é uma das marcas registradas da banda. E abrindo o disco outro grande clássico: “BREAK ON THROUGH (TO THEOTHER SIDE) cuja batida fora inspirada por “JOHN DENSMORE” na BOSSA NOVA; que começava a dominar os EUA no inicio dos anos 60. E  a letra de Jim Morrison convidava a juventude da época a sair do marasmo. Um bom disco para começar o ano. OUÇA O DISCO! E abra as portas da percepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário