quarta-feira, 12 de abril de 2017

TEMPOS MODERNOS


Lançados em fevereiro de 1936, Tempos Modernos, encantou e segue encantando gerações.

Eu posso dizer: que tive contato com este filme em diferentes momentos de minha historia.

A primeira: quando bem criança; e me diverti

 apenas com as pantomimas de seu personagem principal, claro, sem entender nada da historia.

Em seguida: algumas vezes na adolescência e juventude;

quando eu não passava de um rebelde radical metido;

e entendia apenas do filme, uma mensagem política.

Arroubos da juventude.

Recentemente: tive nova oportunidade de ver novamente o filme enquanto cursava um curso de almoxarifado.

E pude observar do filme: muito mais que pantomimas

e mensagens políticas; alias: no filme há uma mensagens  política, há humor, e humor  é uma das maneiras de fazer política. Digo ate de uma maneira mais honesta.

 

A historia se passa no inicio do século XX;

satiriza os meios de produção da época.

O crescimento da industria,

e chama  a atenção para os desafios e problemas

que a sociedade,  ate então, dita moderna  na época,

tem de enfrentar.

O seu personagem principal: tem dificuldade de se adaptar à esta nova sociedade; cada vez mais  mecanizada e veloz; colocando de lado , na maioria das vezes sem perceber,  seus sentimentos.

Hoje, podemos dizer, não é muito diferente.

A velocidade, a automatização, cada vez mais fazendo parte da de nossas vidas. E lhe dar com essas transformações e com esses avanços... continua sendo um desafio para muita gente. Eu mesmo que o diga. Eu,

Que sempre fui uma especie de Dom quixote nesta vida;

pois é isso, vejam só vocês, que acabei de descubrir enquanto lhe escrevia este texto; o personagem do filme representa um Dom Quixote moderno.

Eis o motivo de seu atemporal encanto. Eis o que o mantem atual ate nos dias de hoje.

Pois, por mais que a sociedade se modernize: não vão faltar nesta vida Dom Quixote.

 

Pesquisando ainda sobre o filme na internet:

descobri que ele foi lançado num dia 5 de fevereiro.

Data de meu aniversario por sinal.

Mas um motivo então, para eu homenagear este grande filme. Fica aqui mais uma dica de cinema do atemporal:

para você que já viu; para você que ainda não viu;

assista tempos modernos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário