sábado, 13 de julho de 2019

DIA INTERNACIONAL DO ROCK


SENHORAS E SENHORES O ROCK IN ROLL

Quem é fã de rock como eu; e coleciona e pesquisa tanto na internet, ou como eu costumava fazer outrora, através de pro gamas de TV e radio ou na mídia impressa, tudo o que era possível
encontrar a respeito do gênero. Sabe como tudo começou.
Aquela velha e boa historia: Bill halley, Chuck berry, Elvis Presley,
e por ai vai. Pois para mim tudo começou ha quarenta anos atras.
Quando me chamaram à sala para ver um show do Elvis pela TV;
Lembro-me de minha tia Jacira dizendo: "Vem ver aqui Zé! é Elvis!".
E foi este um dos seus últimos shows. Um dos dois shows que pude assistir pela TV. Depois: vieram os filmes, os clipes, programa sobre musica que abordavam volte e meia esse famigerado gênero musical. Pois eram os anos 70; lembro-me muito bem:
O céu sempre nublado, o tom de cinza caindo sobre as tardes;
De um lado os donos do mundo, com seus muros e abismos ditando regras e separando pessoas. Do outro lado, os meus prediletos:
Os Cowboys fora das leis; com sua poesia e canções nos trazendo alento e humor; lembro- me muito bem.
Ainda não havia para mim Rita Lee nem Raul seixas; embora já escutava algumas musicas deles no radio sem saber seus nomes.
E vieram então os anos 80; tempo de abertura política, a democracia finalmente conseguindo virar mais uma luta difícil e heróica; 
O rock in roll: assim como as pessoas nas ruas ganha força de expressão e passava a marca para sempre a vida de quem como eu viu e viveu os irreverentes, os ousados e criativos anos 80.
Eram bandas espetaculares! Tanto nacionais quanto internacionais;
Camisa de Venus, dire streets, foi kid viniu e sua banda: magazine
minha primeira banda de coração; com canções como sou boy, tique-tique nervoso, e o adivinhão. Posso dizer: marcaram o ritmo de minhas primeiras descobertas; embora já ouvisse Raul seixas, jovem guarda  e tantos outros que ate hoje seguem atuais e revolucionários
com seu modo de ser e ver o mundo. Pois sim: posso também dizer:
que tive a sorte viver uma época que apesar dos entraves,  havia artistas  que com sua criatividade traduzia o mundo.
E o mundo: essa pedra a rolar solta no espaço...  Nunca satisfeita...
sempre questionadora em busca de  novas metamorfoses.
senhora e senhores: com vocês: o Rock in Roll!

José correia paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário