segunda-feira, 14 de novembro de 2016

A DERROCADA MORAL E O MUNDO FASCISTA QUE ELA NOS TRAZ DE VOLTA

Para se ter uma idéia de que tipo de pensamento anda passando pela mente popular; ou seja: o povo. Resolvi usar como cobaia as reflexões de meu vizinho. Um sujeito de quase trinta anos; casado e pai de família. Eu basicamente vi esse rapaz crescer. Em plena década de noventa: o mundo e principalmente o Brasil respirava democracia e liberdade, crescimento econômico. Havia enfim liberdade de expressão  para  os meios de comunicação. Era uma espécie de desbunde   que acredito eu não acontecera de novo; foi uma chance que tivemos e jogamos tudo fora,  infelizmente nos deixamos seduzir por pensamentos ideológicos ultrapassados que trouxeram junto consigo seus rivais  também ultrapassados: como o que ameaça o mundo no momento lá nos EUA. Um atraso. Um retrocesso que ira nos deixar conseqüência grave em nosso mundo.
Mas, enfim, cresceu esse rapaz no período muito bom para mundo e para o Brasil. Ele freqüentou a escola sem se preocupar crise econômica, censura ou guerra nuclear. Seu pai era e ainda é fã de Raul Seixas assim como eu também sou. Ele cresceu, portanto ouvindo Raul. Assim como eu também cresci, com alguns anos a mais na frente; uns dez mil anos mais ou menos.
Essa rapaz cresceu, constituiu família, e só hoje acredito: ele esta vendo mais ou menos de perto, oque é uma inflação. Digo mais ou menos de perto porque mesmo com toda essa crise econômica e política que passamos: ele ainda consegue dar muitas festas. Que bom que alguém ainda consegue festeja em meio a esse caos. O problema é que as festas dele varam a madrugada; terminando de quatro e quatro e meia da manhã. uma zoada que você não faz idéia; ninguém dorme direito, e se alguém reclama: é por que ta com inveja, não é feliz como ele que é um cara da paz e tem deus no coração, porque deus esta do lado dele. E ai de quem tentar dialogar, terá... veja você... uma boa parcela da rua contra, mesmo entre aqueles que dormem mau.
Mas, o mais triste e irônico de tudo vem agora: certa noite estava eu sentado no terraço de casa, eram quase onze horas; quando o ouvi do terraço de sua casa debatendo política com um de seus amigos, falava alto, como quem quer se fazer ouvir; na certa achando ele ter algo de novo para dizer, batia nas grades e dizia com toda a convicção que lhe foi ensinada: “Eu mesmo digo a você, o bom mesmo seria a volta da ditadura, pois no Brasil  só vai uma ditadura!”.
Eu fique indeciso: entre o susto que me trouxe estas palavras; ou se ria da falta de conhecimento dele. Acho ate que me assustei e sorri depois. Fiquei imaginando a cena: esse cidadão dando uma de suas festas as quatro horas da manhã, e então para a radio patrulha, desliga o seu som e leva todo mundo para a vereação. Já pensou? Será que ele sabe que o artista que o pai dele (que aliais deve pensar assim também) mais gosta; foi preso e torturado numa ditadura por acreditar numa sociedade alternativa. E que se não fosse seus esforços e o esforço de muitos outro da classe artística: nós ainda estaríamos brincando de chefinho mandou.
E o mais triste de tudo: é que isso parece ser um pensamento irreversível na mente dele e na menta da maioria das pessoas. É como se precisassem de alguém que os livre de si mesmos; mesmo que quem não tem nada haver com isso pague o preço junto com eles.

Essa  é a mentalidade que vem tomando conta das ruas talvez ate pelo mundo a fora. Como combatê-la?   Como dete-la? Fico me perguntando... E quanto mais o tempo passa e os resultados não aparecem, mais me desespero!

Nenhum comentário:

Postar um comentário