terça-feira, 15 de novembro de 2016

O FIM DO MUNDO!

O que mais me entristece nessa derrocada moral que vem tomando conta do mundo, numa espécie de cruzada moralista sem nenhuma ética na alma, é ver amigos meus defenderem essas idéias como se elas fossem à coisa mais nova do mundo. É como se de nada adiantasse os livros de historia, os documentários sobre o nazismo e suas conseqüências; ninguém aprendeu nada! É o que parece. De repente, todos estão adotando um discurso conservador, (discurso conservador que por enquanto é ainda discreto nas periferias) com uma dose de intolerância e preconceito. Ouço com muita apreensão alguns desses meus amigos saírem com as seguintes frases: “eu sou nacionalista!” ou então a mais nova do momento: “eu sou protecionista!” ou ainda uma que é talvez a mais grave entre todas: “para que direitos humanos  e democracia!”.
Não sou religioso. Mas como diria Jesus Cristo: perdoai-vos! Eles não sabem o que dizem.
Ouço esses discursos, e o que mais me deixa atônito é que se tentamos rebatê-los, mais eles se alteram! Fico olhando e pensando comigo: esses senhores, pois eles têm quase a mesma faixa etária de idade que eu, esses senhores, viram o mundo nos últimos quarenta anos; viram o que aconteceu a regimes fechados e autoritários, a derrubadas de muros que nos proporcionou a caminhar para um mundo mais aberto a oportunidades. Eles assim como eu: viveram sua juventude livres de qualquer tipo de repressão. Não sei se quando adolescentes, preocuparam-se com a guerra nuclear, se alguns momentos de suas vidas perceberam o quanto foi importante para nós: nos livrar de pensamentos tão retrógados. Fico ouvindo esses discursos e pensando, e noto que eles vêm influenciando ate gente mais jovem; que nunca passou por uma repressão na sua vida; que fazem suas festas e podem vagar livres por suas comunidades; mas se deixam envenenar por esse tipo de discurso. Me pergunto: será que é do ser humano essa ficção por tudo o que é radical? I por isso o mundo acabou no que acabou? Uma cruzada moralista disposta a acabar com a vida o tornando cada vez mais hermético? O que será do mundo depois que ele voltar a ser plano, como querem os novos ditadores que estão por ai? Com sua idéias simplistas e xenófobas? Lhes digo embora o mundo tenha acabado, vale apena resistir pelo limbo restou dele. É preciso se mostrar alguma resistência. E lhes alerto: o diabo ressuscitou no norte; ele não usa mais bigodinho... Mas se façamos bem atentos a sua cara rosada... Poderemos ver os chifres e o rabo nazista!

Abaixo o autoritarismo!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário