sábado, 22 de agosto de 2015

ALMOÇO NA RELVA

Inspirado num quadro do Ticiano, que representava duas musas banhando-se perto de dois homens de casaca; Manet pôs três dos quatro personagens sentados na grama. E estes três personagens são dois homens vestidos e uma mulher nua. A mulher olhando como que para o espectador, convidando ele a lhe olhar enquanto ela se exibe; revelando o voyeurismo que ele, o espectador, deseja incobrir.
O quadro AMOÇO NA RELVA exposto em 1863; é o segundo de uma serie mais conhecida de Eduard Manet. Considerado por muitos o inventor da modernidade picturial. Participante do salon dês refuses. As outra obras são: O BEBEDOR DE ABSINTO – 1859; OLYMPIA 1865; uma coisa em comum entre essas obras: foi a recusa que sofreram na época por causa de sua ousadia. – verdadeiros artistas causam essas coisas sabe?-.
Das três telas polemicas para época: ALMOÇO NA RELVA foi a que mais sofreu com a critica; tornando ela alvo de zombaria e injuria; qualificando-a: de obscena e indecente. Chegando a ser retirada da exposição.  Mas arte quando verdadeira ela supera todos os obstáculos; e a liberdade de expressão sempre superara a ignorância. Tanto que, passados 152 anos; ALMOÇO NA RELVA continua quebrando tabus e desafiando preconceitos.

Eduard Manet seu criador; nunca se tomou por mestre. Mas reuniu em torno de si, pintores independentes e diversos uns dos outros, que veriam a formar em seguida: O MOVIMENTO IMPRESSIONISTA. Movimento este, que se tornaria mais reconhecido em meados de 1870; Manet, apesar do reconhecimento entre a classe artística, continuou sempre a margem dos circuitos oficiais. E segundo alguns historiadores: OLYMPIA uma de suas rejeitadas obras, só foi aceita no museu de Luxemburgo, por intervenção de Monet; que defendeu a obra de Manet após sua morte. Coisas que só a arte através dos tempos pode nos ensinar.

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