sexta-feira, 28 de agosto de 2015

PRIMEIRAS AULAS

Tinha oito anos quando entrei para o primário; o ano era de 1980; e como posso dizer: conseguir uma vaga em uma escola publica naquele tempo não era fácil. ESCOLAS REUNIDAS LANDELINO ROCHA foi minha primeira escola. Onde estudei dos oito aos dezessete anos. Ainda hoje passei enfrente a ela; respirei um pouco de eterna juventude. Pois uma escola, se pensamos bem, nunca envelhece. Devido a juventude que por ela passa e se renova. Por ela deve haver outro José correia; todo tímido sem saber como lhe dar com as outras crianças que como ele inicia sua jornada e descobertas pela vida a fora. Não fui muito de aprontar. Era tímido. Não era mal aluno, mas em compensação tinha uma letra horrível; que me trouxe muitos problemas. Por três vezes repeti o ano. Minha letra era chamada pelos meus colegas de hieróglifo grego. Não me dava com cadernos de caligrafia, e acho graças à isso comecei a escrever. Pois foi por idéia de uma professora que comecei a faze copias dos livros de escola. Quando acabou os livros, passei para as revista de violão de meu irmão; e quando acabou as revistas passei eu mesmo a inventar o que escrever. Claro que demorou muito para que cada coisa acontecesse. Não foi assim de um ano para outro. Cada ano teve sua importância na minha formação. 1983 por exemplo, foi o no que repeti pela primeira vez; forçando-me a deixar a timidez um pouco de lado e me esforçar mais no ano seguinte. Já 1984: foi um ano inesquecível para mim, não só passei de ano, como também me sai como um dos melhores alunos de minha sala. Para depois decai em 1985; novamente repeti o ano por causa de minha letra. Nesse mesmo ano uma marca de refrigerante famosa fez um concurso de redação em volvendo todas as escolas do estado. Chamou-me a atenção, um colega de sala de aula que me disse: - Sabe por que vou ganhar esse concurso? Por que ninguém entende tua letra. E ele ganhou o concurso. Os anos seguintes foram meio a meio; em 1986 fiquei em recuperação. Em 1987, e 1988, me mantive bem dentro do nível, já em 1989 penei para passar... E foi nesse ano que  a professora waldete teve a idéia de eu fazer copias dos livros para melhorar minha letra.  Minha letras ainda não são uma perfeição. Acho ate que nunca serão; tem algo em minha codernação motora que a impede de desenvolver. Mas isso não me importa mais. Com tudo posso dizer que hoje sou uma pessoa que aprendeu com seus tropeços e com seu acertos. E que vive seus dias procurando aprender com que a vida tem a lhe ensinar. Pois a vida é um grande aprendizado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário